Reforma do ensino médio
Um aulão sobre a reforma do ensino médio integrou a programação do movimento Ocupa UFPA na tarde de segunda (14). O professor de sociologia Abel Ribeiro conduziu uma discussão aprofundada sobre a reforma. Abel acredita que não cabe colocá-la em vigor sem o consenso dos profissionais da educação e dos estudantes. “Para reformar precisamos discutir com a comunidade acadêmica e todas as pessoas que trabalham na educação. Afinal, ela não cessa muitos problemas, como evasão, financiamento, valorização profissional, garantia de mais investimentos na educação etc”, avalia.
Para o professor, é incoerente propor a educação integral e, ao mesmo tempo, a diminuição de investimentos ocasionada pela PEC 55. Abel entende que é preciso garantir o aumento de investimentos para que as escolas possam ter a estrutura necessária para o ensino integral.
A estudante de letras Francine Sousa questiona se há ganho possível com a reforma do ensino médio e a PEC 55: “Eu não entendo como a diminuição de recursos e essa reforma que dilacera o ensino médio podem gerar algum ganho para professores e alunos. Precisamos de esclarecimentos do governo e de aulas como essa, para entender o contexto que estamos vivendo.”
Abel Ribeiro acredita na importância desse tipo de aula como canal de informação para os alunos. “Queremos esclarecer sobre os significados da reforma. Além disso, queremos instrumentalizar os alunos para que possam debater e desenvolver essa discussão com outras pessoas, e também armar o movimento estudantil para que ele possa lutar contra o governo, pois esses problemas ocasionados pela reforma serão sentidos em muito pouco tempo”, finaliza o professor.
Matéria: Primeiras Linhas [Ocupado]
Reforma do ensino médio
Reviewed by Agência #ComunicaçãoOcupada
on
07:32
Rating:
Reviewed by Agência #ComunicaçãoOcupada
on
07:32
Rating:






Nenhum comentário